sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pergolado, uma solução para jardins ensolarados.



Pergulado ou pergolado é um elemento decorativo da construção formado por pilares e vigas paralelas vazadas, cujo material empregado é a madeira, o aço e/ou concreto, tendo como elementos de ligação seus próprios encaixes, parafusos e chapas de aço (tipo braçadeiras).
Encontram-se dispostas em balanço ou apoiadas, formando uma espécie de galeria/passarela aberta. A utilização ou não de coberturas varia das necessidades do cliente e do ambiente em que o pergulado será inserido. Assim como sua finalidade.
Pode ser edificado tanto em áreas internas quanto externas, inclusive em alguns casos utilizando o afastamento laclip_image002teral do terreno, conforme legislação vigente de cada município.
Não se têm registros da origem e história desse elemento, mas em Roma existem pinturas datadas antes de Cristo que representam pessoas sob uma estrutura pergulada.
Utilizado tanto em áreas externas quanto internas, os usos da estrutura pergulada são os mais diversos encontrados. Em sua maioria é meramente decorativo, principalmente quando utilizada em áreas abertas como jardins. Mas, um contraponto desse mito que rodeia tal estrutura é a sua capacidade de proteção solar e filtro de intensa luminosidade, claro que isso só será possível quando tem aliado a si, a utilização de materiais para a sua parcial cobertura. Sendo assim sua utilização vai além, transformando o que era um ponto isolado no jardim em varandas, garagens e salas externas com móveis e todo o aparato de um compartimento anexo.
clip_image010Clínicas de repouso e estética, restaurantes e hotéis estão fazendo do pergulado uma solução elegante para suas áreas externas ou que necessitem de maior privacidade sem ter um fechamento completo. Já em lojas e escritórios encontramos como uma forma de dispersar o ar condicionado e ainda provocar efeitos de iluminação aliado à decoração.
Em praças e locais de acesso público, é possível encontrar passarelas e bancos sob uma estrutura pergulada, aliando natureza e arquitetura.
clip_image006
Vegetação: Como Utilizar?
Os pergulados em sua maioria são construídos e relacionados a jardins e áreas externas. Uma característica decorrente dessa locação é a ornamentação com vegetação, as plantas trepadeiras. A utilização dessas plantas não acontece por acaso ou meramente por estética, pois além de embelezar, podem proporcionar sombra, filtro de iluminação e ainda, dependo da espécie, formam lindos conjuntos de folhas e flores, uma verdadeira cortina natural.
Outra vantagem é a sua praticidade, pois além do fácil cultivo e manutenção, é a substituta perfeita das árvores. São pouco exigentes em relação ao solo e ficam expostas ao sol, raramente suas raízes se aprofundam no solo, o que praticamente anula o aparecimento de problemas com tubulações e outros equipamentos subterrâneos. Seu plantio deve se dar em covas generosas preferencialmente adubadas com esterco de curral e sua poda é anual assim como a adubação.
Assim como qualquer espécie de planta, é importante escolher a espécie mais adequada baseada nas suas informações e assim utilizar apenas aquelas que se adequam às características físicas do local de implantação do pergulado.
pergolados
Mais do que um simples elemento de decoração de jardins, o pergulado é um sistema construtivo eficaz no controle de luminosidade e um eficiente filtro solar.
Sua utilização vem se ampliando ao passar do tempo, e atualmente encontramos sua estrutura vinculada à edificação em si, tornando-se parte da mesma, sendo considerado um compartimento como outro qualquer. Também é comum seu uso em comércios, escritórios, praças e clínicas, sendo mais uma opção de elegância aliada a soluções de iluminação, sistemas de ar condicionado, ventilação e privacidade em áreas externas.
Sua composição pode unir aço, concreto e principalmente a madeira, sendo este o principal material abordado nesta pesquisa. A escolha e o armazenamento influem diretamente na qualidade final do produto, e uma mão de obra especializada é indispensável.
Suas formas variam conforme o cliente e o local a ser inserido e não há limitações para a sua concepção volumétrica. A utilização de coberturas parciais é opcional e pode abranger uma série de diferentes materiais, tanto industrializados quanto naturais. Quando se opta por cobertura vegetal, é necessário aliar a escolha das plantas com as características físicas e climáticas da locação do projeto.
Elegância e funcionalidade, peças chaves que fazem do pergulado a interação entre a arquitetura e a natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário